5 coisas que você precisa saber sobre cuidado com suculentas

As suculentas sempre foram as queridinhas dos amantes de plantas. Quem nunca pediu uma mudinha para a sua coleção que levante a mão. Com a pandemia esse hobby de colecionar suculentas tomou uma força tremenda.

Nesta postagem eu vou contar 5 truques para cuidar bem das suas suculentas.

Foto por Quang Nguyen Vinh em Pexels.com

Este tópico foi uma dúvida de uma seguidora do Jardim lá do Instagram. Todo o final de mês acontece o Pergunte ao Jardim no Story, nesse espaço você manda as suas dúvidas para nós. Siga-nos lá para participar.

#1 – Luz

As suculentas são plantas naturalmente de ambientes mais hostis. Elas armazenam líquido nos tecidos para uma época de escassez.

Por esse motivo, a grande maioria prefere ambientes com luz direta. Mas calma, se você tem a sua suculenta em casa e não tem um local com luz direta abundante, opte em colocar a plantinha em um local que pegue uma boa luminosidade e cuide com a rega (próxima dica).

Foto por Ylanite Koppens em Pexels.com

#2 – Água

Este é um dos pontos mais conhecidos sobre suculentas, porém o que mais deixa seus cuidadores aflitos e, acaba levando muitas plantas a morte.

Como falei anteriormente, as suculentas armazenam água nos tecidos, se você colocar muita água, essas plantas irão se sobrecarregar e ocorre o que muitas pessoas chamam de apodrecer.

Nada mais é que as células, devido ao excesso de líquido, estouram a membrana, provocando a morte celular. Em uma grande escala leva a morte da plantinha.

O truque de colocar o dedo e ver se está úmida a terra as vezes não funciona então a dica que eu dou é a seguinte: Nas estações frias, ou se você mora em um local que é muito úmido, coloque água a cada 15 dias. Já nas estações quentes ou se a sua cidade tiver uma umidade baixa, regue uma vez por semana.

Foto por Rovelyn Camato em Pexels.com

#3 – Adubo

Suculentas é o termo genérico para uma grande variedade de espécies vegetais, espécies essas que pertencem a várias famílias. Sendo assim cada uma tem a sua peculiaridade.

Porém uma coisa é certa, sabe aquela borra de café que fica no filtro da cafeteira. Pois bem, uma vez por mês, coloque uma colherinha de chá desse pó sobre o solo e incorpore na superfície.

Ou seja, misture essa borra na terra que está na superfície sem revolver muito a terra. As suas suculentas irão amar.

IMPORTANTE: Essa borra de café não pode conter açúcar.

Foto por Ylanite Koppens em Pexels.com

#4 – Casca de ovo

Seguindo a dica anterior, se sua suculenta estiver debilitada vale fazer uma adubação com casca de ovo, pois o Cálcio presente é indicado para várias enfermidades que acometem essas plantas.

Para aplicar, triture muito bem essa casca e incorpore no substrato como na dica do café. Faça isso a cada 15 dias ou uma vez por mês até a planta se recuperar.

Foto por Ylanite Koppens em Pexels.com

#5 – Drenagem

Um cuidado essencial que você deve ter sempre é com a drenagem do solo das suas suculentas. Para todas as plantas sempre é recomendado uma camada de drenagem na base do vaso, porém com as suculentas isso é imprescindível.

Além disso, misturar o substrato (terra) com areia de rio lavada ajuda na drenagem e evita o excesso de água na terra. Misture 2 partes de terra para 1 de areia. Já para espécies mais rústicas e cactos, o ideal é meio a meio.

Foto por Rie Sadohara em Pexels.com

Espero que com estas dicas as suas suculentas permaneçam lindas e vistosas por muito tempo.

Lembre-se, se você gostou deste texto, curta esta postagem e compartilhe com os seus amigos. Também convido você para conhecer o nosso programa de afilhados, no qual além de contribuir para a continuidade do nosso blog, você recebe todo o mês dois textos inéditos (que não irão aparecer no blog).
Agradecimento especial da postagem ao apoiador Dedo Verde Rafael Matielo

Rolar para cima