As diferentes fases da lua ocorrem em função do movimento que o satélite faz ao redor do nosso planta, bem como o movimento da Terra ao redor do sol. Esse movimento e a mudança de órbita possui uma relação direta com a gravidade no nosso planta. A mudança é sutil, na prática não percebemos diretamente, porém esse fenômeno tem relação direta em vários aspectos na nossa vida.
Você já ouviu falar que quando a lua muda, aumenta o número de partos e a maternidade lota? (principalmente for lua cheia) Que a maré muda ou que se cortar o cabelo na lua errada ele vai espigar ou crescer mais?
Muitos podem achar que isso é crendice popular, superstição, porém estudos científicos apontam que realmente, os astros tem grande influência nesses aspectos em virtude da mudança da orbita do planeta e da pressão e atração da gravidade.
Para um jardim lindo, vários fatores devem ser considerados, não é necessário ter “dedo verde” mas sim cuidar alguns segredinhos e truques, que vou ir contando pra vocês aqui no blog. Um desses segredinhos é saber em que lua você deve fazer a plantação e manutenção do seu jardim.
LUA NOVA:
Esta fase é ideal para a realização de podas e capinas pois, a influência que ela exerce, faz com que tudo que for cortado nesta fase demore mais para crescer.
Recomendado programar as colheitas de raízes e suculentas, além de aproveitar para fazer a adubação de suas plantas.
LUA CRESCENTE:
Como o próprio nome diz, esta lua é a ideal para o crescimento. Nesta fase é recomendado realizar a preparação de solos, como a aragem. Aproveite esta lua para semear, realizar transplantes de folhagem e flores e fazer enxertos.
LUA CHEIA:
A lua cheia tem muita influência sobre o nosso planeta, no ápice dela não deve ser feita nenhuma manutenção nem plantio no seu jardim, se você fizer algum tipo de poda ou corte nesta lua, você vai notar um crescimento extremamente rápido, principalmente da parte vegetativa.
LUA MINGUANTE:
A lua das raízes e dos caules, nesta fase a seiva se concentra principalmente nesta partes do vegetal, o que proporciona um melhor rendimento de madeira e raízes. Também é muito recomendado utilizar essa lua para a colheita de grãos e sementes (que deverão ser plantadas só na crescente).
Tendo em vista estas dicas e, cuidando da fase da lua que se encontra no momento de cada prática de cultivo, seu jardim vai ficar mais florido e vigoroso!!!
Pingback: A horta urbana #01 – Criando um Jardim