Germinação eficiente #4

durian-seed-2118748_1920

…e tudo começou de uma semente…

As plantas possuem mecanismos para que a semente tenha uma vida mais longa quando estão no ambiente, até encontrar um local favorável para germinar e dar origem a uma nova planta.

Esse processo é conhecido como dormência da semente. Essa dormência pode ser por vários motivos: falta de água e oxigênio no seu interior, temperatura inadequada, período de luz incidente insuficiente ou excessivo, dentre outros.

Algumas sementes necessitam ficar mergulhadas em água, outras precisam quebrar um pedacinho e tem algumas que necessariamente tem que passar pelo trato digestório de algumas aves. Mas tem aquelas que basta colocar no algodão molhado e logo germinam.

DICA IMPORTANTE: Sementes de folhosas (couve, alface, repolho, etc) devem ficar durante a noite em água antes da semeadura. Sementes de cebola – molho em água gelada por 3 dias.

Você já ouviu falar em Giberelina?

É um fito-hormônio que, dentre outras funções, está intimamente ligado à germinação. Algumas pessoas relatam que já viram pessoas semeando em canteiros, junto com a semente da planta de interesse, 3 grãos de milho.

Isso é um truque muito legal. O milho germina muito rápido, e quando a planta rompe a “casquinha” da semente, ela libera giberelina, que estimula as outras sementes próximas à germinarem.

Um truque pra quem não tem como plantar em canteiros, é deixar de molho grãos de milho, lentilha ou feijão. Quando eles germinarem, regue os recipientes que vocês colocaram as sementes de interesse com essa água, pois ela vai estar rica em giberelinas.

food-3040891_1920

Além de você poder comer as sementes germinadas, que são muito utilizadas em alimentação funcional.

Semana que vem vamos falar sobre a preparação do solo. Espero você!

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

1 comentário em “Germinação eficiente #4”

  1. Pingback: Hora da colheita – Criando um Jardim

Comentários encerrados.

Rolar para cima