Como proteger as plantas no inverno

Hoje, dia 21 de junho começa oficialmente o inverno aqui no Brasil.

Mesmo já estando muito frio aqui nas “bandas do Sul”, nesta data ocorre no hemisfério sul o Solstício de Inverno, momento em que o sol incide sobre o ponto mais inclinado da Terra, tornando o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

blur care cat close up
Photo by Japheth Mast on Pexels.com

Quando iniciou o outono, algumas mudanças já puderam ser observadas nos jardins. Algumas plantas começaram a perder suas folhas e as flores tão presentes na primavera e no verão começaram a sumir, deixando a paisagem em tons de verde, laranja e vermelho.

nature red forest leaves
Photo by Pixabay on Pexels.com

Isso ocorre em virtude do frio ser um período em que muitas plantas entram em estado de dormência, como as horas de sol diminuíram, elas também diminuem seus metabolismos para armazenar mais nutrientes, e não perder tanta água na evaporação.

Algumas plantas são tão radicais, que elas perdem todas as folhas, parecendo que estão mortas. Essas plantas são conhecidas como caducas, pois na primavera, rebrotam com força total para mais um ciclo.

Porém, existem muitas plantas que adoram esse clima frio, e até florescem nessa época. Se você quer ter um jardim florido o ano todo, recomendo colocar no canteiro espécies de inverno intercaladas com espécies deverão, assim você aproveita o verde das que não estiverem florindo na estação, contrastando com as flores das outras espécies.

Sugestões de espécies para inverno: Azaleias, Calêndula, Ciclame, Margaridas, Nemésia, Couves (isso mesmo, a couve-flor possui várias variedades, não apenas a branca. Tem laranja e roxa. Além de embelezar seu jardim, ela é uma vedete na horta nesta época do ano),  Prímula, Jasmim e o Amor-perfeito.

Para as plantas que são mais sensíveis, o ideal é colocar dentro de casa. Se não for possível, você pode protege-las com lonas plásticas específicas para isso (na ferragem mais próximas vão indicar a ideal para você).

Mesmo frio, as plantas devem ser regadas, não com a mesma frequência do verão, mas no mínimo 2 vezes na semana (salvo alguns casos específicos, o bom é sempre conhecer as exigências de cada espécie).

beautiful bloom blooming blossom
Photo by Pixabay on Pexels.com

O corte da grama é mais espaçado nesta época também. Este momento é o ideal para a poda das árvores, roseiras e outras plantas arbustivas. Para a poda das árvores sempre procure o órgão responsável no seu município para saber o procedimento. Podas nas calçadas devem ter sempre a autorização dos órgãos competentes.

Neste vídeo, eu mostro pra vocês como realizar uma poda em roseiras e garantir que ela rebrote com tudo na primavera, essa dica vale também pra podas em outras plantas.

Então se proteja bem, proteja seu jardim e bora curtir esta estação tão gostosa para ficar em baixo das cobertas tomando chocolate quente.

Se você quiser saber mais informações sobre os cuidados com as plantas no inverno, ouça o nosso Podcast onde tem dicas exclusivas de cuidados com as plantas no inverno, além deste post com 7 dicas para cuidar das plantas no inverno.

Até mais!

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

Rolar para cima