Aprenda a fazer o plantio de suas mudas #6

Descubra neste sexto post da série horta urbana, como fazer o plantio correto de suas mudas.

carrot-1565597_1920Nas postagens anteriores da série horta urbana aqui do jardim, nós falamos sobre as principais espécies em uma horta, os tipos de horta, como fazer uma germinação eficiente e os passos para a preparação adequada do solo.

Hoje vou falar pra vocês um pouco sobre as características de cada grupo de plantas na hora do plantio e, os cuidados que você deve tomar para ter uma horta deliciosa e com plantas bem saudáveis.

Plantio de raízes e bulbos:

As raízes e bulbos, como cebola, alho, beterraba e cenoura, são plantas que, a parte mais consumida, se desenvolve abaixo do solo. Para isso, a principal dica é semear diretamente no local definitivo.

Caso você tenha semeado em outro local, pois estava preparando o solo, ou tenha comprado a muda em alguma floricultura ou agropecuária, faça uma boa aragem do solo, certifique-se que não tem pedrinhas ou restos de construções enterrados nesses canteiros. Pois quando a planta estiver desenvolvendo sua raiz ou bulbo, ela pode se deformar ao encontrar qualquer objeto no solo.

Dica para não ficar com cenoura, rabanete, beterraba verdes:

Para você não ficar com aquela raiz esverdeada próximo ao caule, a dica é, quando a raiz começar a sair do solo (o ápice da raiz tende a ficar descoberto) cubra ele com terra (não demais…só o suficiente para ele não pegar luz do sol).

Fazendo isso, a raiz não irá estimular a produção da clorofila, o que faz com que essa raiz fique com a região exposta fora do solo esverdeada.

pumpkin-1637320_1920Tamanhos das sementes X Recipiente de plantio

Além da grande variedade de tamanho das plantas nas hortas, a variedade no tamanho das sementes também é bem grande.

Se você colocar várias sementes no mesmo espaço, quando elas começarem a germinar, vão competir por nutrientes, ficando todas essas mudinhas fracas e no futuro, produzindo o produto final de baixa qualidade.

sementesSementes pequenas = Coloquem 8 por sementeira/espaço
Sementes grandes = Coloquem 3 por sementeira/espaço

Não enterre fundo as sementes, pois assim as plântulas terão dificuldade para tirar toda a terra de cima. Coloque uma fina camada de solo, que seja o suficiente para tapar essas sementes (elas são tímidas, gostam do escuro) mas que não soterre as mesmas.

E quando o assunto são as Baby leaf?

Baby leaf é o termo dado as plantas bebês. Quando começam o seu crescimento elas são colhidas e comercializadas. Não são nenhuma variedade específica anã.
Nesse caso, você pode colocar várias sementes por recipiente (vasos, jardineiras), pois como você não quer que ela se desenvolva completamente, essa disputa de nutrientes não irá afetar a colheita das plantinhas bebês.

Rega e cuidados finais do plantio

Uma das partes mais delicadas é a rega. Se colocar água forte de mais você vai fazer uma bagunça, vai saltar substrato pra todo o lado, as sementes vão se misturar, e dai vai dar problema.

O ideal é regar com um borrifador (no caso se sementeiras, vasos  e jardineiras), em canteiros, use um pulverizador ou regador chuveiro. A água deve cair delicadamente sobre esse solo sem mexer na superfície dele e, sem mexer na disposição das sementes, pois caso alguma já esteja germinando, pode quebrar a raiz e você irá perder essa planta.

No meu caso, quando não tenho borrifador, eu uso seringa pra molhar as minhas sementeiras. Pra não correr o risco de mexer muito no solo.

Rega: Pouquinho diariamente ou a cada 2 dias. O tempo de germinação varia de espécie para espécie, para isso recomendo olhar as especificações da embalagem, caso você tenha usado sementes comerciais, ou dar uma olhada no posto do jardim sobre plantas para a horta.

vegetables-742095_1920
Com estas dicas, você já pode colocar a mão na terra e começar a semear suas plantas. Cuidado especial com as características de cada planta, como comentado anteriormente, e, nesta época fria, prefira as espécies adaptadas a esse clima.

Se você for semear temperos, como os que estou semeando para a minha horta de temperos vertical, deixe as sementeiras no interior de casa, pois no frio o poder de germinação cai muito.

Outro cuidado importante, evite chuvas direta sobre suas sementeiras, pois a força da chuva vai ter o mesmo efeito de revirar o solo, misturar as sementes e matar alguma mudinha que estiver germinando.

Chegamos ao nosso sexto post da série horta urbana aqui do jardim. Se você quiser saber mais sobre plantas, cuidados e dicas para o jardim, acompanhe o blog do Jardim e curta a nossa página no Face.

Até breve!!!

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

Rolar para cima