Nada melhor que tirar férias, desta vez o Criando um Jardim foi para Tapes (RS) e além de curtir muito as férias fizemos vários registros dos Jardins que tinham por lá.

Olá pessoal,
Finalzinho de 2018 fomos curtir umas rápidas férias em família. Optamos em irmos para um local calmo, próximo da capital do estado, Porto Alegre, e que tivesse praia.
A escolha foi a cidade de Tapes, na região centro-sul do Rio Grande do Sul. Cidade conhecida como “namorada da lagoa” e o “berço da plantação de arroz”.
Conheça um pouquinho sobre a cidade de Tapes.

Cidade localizada na margem da Lagoa dos Patos foi fundada no século XIX de uma estância de produção de charque (um tipo de carne seca característica aqui do estado e que é deliciosa).
Cidade de grande beleza natural, abriga em seu território reservas florestais de Butiás, com registro de muitas espécies dessa palmeira que estão ameaçadas de extinção.
Sua vegetação é intercalada de regiões de campo e florestas, sendo as principais espécies arbóreas encontradas no local figueiras, tarumãs, maricás, butiazeiros, vassouras vermelha, capororocas, erva-de-bugre, aroeira, branquilhos, mamica-de-cadela (todos nomes populares típicos do nosso estado)

IMPORTANTE!!!!
Líquens, musgos, bromélias, orquídeas e samambaias presentes nos troncos das árvores não prejudicam em nada a planta, pelo contrário. Quando esses organismos estão presentes eles formam um mini ecossistema na árvore.
NUNCA PINTE UM TRONCO COM CAL OU TINTA BRANCA PARA ELIMINAR ESSAS PLANTAS. VOCÊ VAI ESTAR ENVENENANDO SUA ÁRVORE E ASSASSINANDO PLANTAS E ANIMAIS BENÉFICOS!
Fique ligado!!!
E as férias, como foram?
Ficamos quatro dias na cidade, em uma região mais afastada do centro mas próximo a uma das praias. Fizemos a reserva da casa pelo Airbnb (excelente, super recomendo!)
Eramos 4 pessoas e o Senhor Yoda (no post de amanhã vocês vão conhecer ele). O local era incrível, de uma natureza única. Passeando pelo bairro encontramos árvores seculares, Figueiras imponentes com seus troncos cheios de líquens e musgos.

Além das árvores nos Jardins, os canteiros eram largos e cuidados. Com arvoretas e agaves.
Me surpreendeu encontrar bromélia barba-de-pau, (espécie ameaçada em função da coleta indiscriminada na natureza dessa planta para artesanato) tão preservada, essas plantas compõem um cenário lindo!


As casas na localidade que ficamos possuíam jardins bem cuidados e com uma grande variedade de árvores e palmeiras. Um local ideal para descansar e se conectar com a natureza.
A praia que ficamos era mais afastada, permitia animais (o que deixou seu Yoda realizado) e era limpa. Praia de lagoa com água deliciosa. Perfeita para quem quer relaxar e curtir o sossego.
Na casa ao lado da que ficamos, o jardim era divino. Uma grande área de gramado com vários blocos de horta e pomar delimitados. Uma inspiração!

Nesta nova fase do Criando um Jardim vamos fazer posts sobre jardins pelo mundo. Onde estivermos visitando, vamos registrar e mostrar pra vocês.
E se você está se perguntando…
“Mas não eram férias, como que ficaram procurando trabalho para postar?”
Simples: Quando você ama o que faz, o trabalho não existe. Tudo é prazeroso, e jardins é o que amamos!
Se você quer uma postagem sobre os jardins da sua cidade, entre em contato conosco. Estamos abertos a parcerias para viagens e publicidade.
Confira agora mais algumas imagens de Tapes (RS), e espero você aqui amanhã para um novo post!