Você já ficou em dúvida em qual tesoura de poda comprar? Neste post vamos falar um pouquinho dos principais modelos de tesoura de poda.

Existem vários tipos de tesouras de poda no mercado, com diferentes tipos de lâminas e de cabos, o que acaba deixando muita gente confusa na hora de escolher qual tesoura comprar.
Pensando nisso, fizemos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, ajudar você a fazer a escolha certa na hora da compra e do uso.
Mas antes, um recadinho rápido para você: Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim e saiba como.

Você já deve ter visto esse modelo de tesoura para poda, ela é conhecida com tesoura de poda delicada ou poda de frutas.
Possui um design ergonômico que facilita o manuseio. Ela é delicada e própria para podas e cortes delicados, como a retirada de folhas queimadas ou machucadas, além da retirada de frutas.
É ideal para trabalhos leves e delicados.

Esta tesoura é mais robusta que a anterior, por isso ideal para podas mais fortes, como galhos e ramos.
No post poda de uma roseira e no revitalizando um alamanda eu falei um pouco mais sobre o uso desse tipo de tesoura de poda, pois foi o modelo que utilizei para fazer os dois trabalhos.
Uma dica importante:

Sempre deixe a parte mais grossa da tesoura (a parte que não tem lâmina) em contato com a parte que irá ficar da planta. Assim evita de rasgar o galho e machucar a plantinha.

No post Revitalizando uma Alamanda também comentei sobre este tipo de tesoura. Ela é ideal para corte de grama em canteiros onde é difícil de chegar com o cortador.
Esse modelo é super legal pois gira as lâminas, deixando super confortável utilizar a tesoura. Mas atenção: Não tente cortar algo mais resistente que folhas de grama, pois essa tesoura não é feita pra isso, só vai machucar a planta e estragar a lâmina.

Esta tesoura é ideal para poda em árvores. Sabe quando você quer colher aquela fruta lá no alto, ou precisa cortar as ramas mais altas, é com essa tesoura que você irá fazer isso.
Ela possui o cabo longo exatamente para facilitar o trabalho, e a estrutura de corte é similar a tesoura de poda ou podão do item 2.

Muitas vezes usada erroneamente para cortar grama (ela funciona, mas não é a ideal para isso), essa tesoura é ideal para cortar cercas vivas. Ela tem um design que proporciona conforto e precisão no corte na vertical.
Existem outros tipos de tesouras no mercado, com finalidades específicas, mas citei aqui os modelos mais coringas.
Todos esses modelos estão à venda no Magazine Criando um Jardim, o link direto para cada produto está no título do item.
Espero que esse post tenha esclarecido algumas dúvidas na hora de comprar equipamentos para o seu jardim.
Até o próximo!