Saiba tudo o que você pode fazer para deixar as suas plantas lindas neste clima frio.

Estamos a poucos dias do início da estação mais fria do ano, o inverno. No Brasil, em função da grande área territorial do nosso país, existem muitas variações em relação a essa estação.
Em algumas localidades o frio é breve e úmido em outras é longo e muito seco, sendo que em algumas ocorrem geada e até neve.
Aqui no Rio Grande do Sul o inverno é caracterizado por frios muito extremos, em algumas localidades é comum temperaturas negativas acompanhadas de neve.
As plantas nativas possuem um metabolismo adaptado as condições climáticas locais, porém é muito comum encontrarmos nos nossos jardins plantas exóticas, ou seja, introduzidas de outras regiões, que não tem o mesmo tipo de adaptação que as nativas.

Além dessas plantas, hortaliças e pomares devem ter um manejo e um cuidado todo especial nesta época do ano também.
Nesta postagem eu vou passar para vocês algumas dicas para proteger as suas plantas durante o inverno.
# Coloque as plantas mais sensíveis dentro de casa
Quando as pessoas me perguntam se devem ficar virando vasos, ou colocando o vaso no sol e tirando, eu sempre digo. NÃO!
As plantas têm um metabolismo característico e ficar mexendo nelas e levando para dar “voltinhas” é muito prejudicial, pois elas sofrem uma mudança fisiológica para tentar se adaptar as novas condições e logo você a tira para outro local.
Porém, no inverno eu recomendo transportarem para dentro de casa as plantas mais sensíveis, pois o frio é muito prejudicial para elas. O correto é colocar essas plantas em um local fixo, abrigado da intempérie e manter ela lá até a estação passar. Mas lembre-se de cuidar das necessidades da planta.
Se for planta de sol não pode colocar ela em casa na sombra, tem que ser em um local com muita claridade. Fique atenta!
# Proteja o solo
Quem tem quintal, principalmente com árvores caducifólias (que perdem as folhas no outono), como é o meu caso aqui com a Amoreira, não deve descartar essas folhas no lixo.
É muito comum ver o pessoal varrendo essas folhas e depositando em composteiras ou descartando no lixo, porém essas folhas além de ser uma fonte riquíssima de nutrientes para o solo, também exerce um papel super importante de proteção no inverno.
Muitos micro-organismos habitam o solo e eles são fundamentais para a vida das plantas. Deixar o solo completamente descoberto durante um clima frio é fatal para os micro-organismos que vivem nas primeiras camadas de solo, o que irá dificultar muito a rebrota da sua planta na primavera.
# Cubras as plantas externas
Esta dica é especial para quem tem algum maciço de plantas sensíveis ou uma horta doméstica. Essas plantas no solo não têm como abrigarmos dentro de casa, então a dica é:
Cubra essas plantas com uma lona fina (vendida em casas de materiais de construção ou Garden Center) ou tecido TNT. Prenda bem no chão para não voar e se deslocar durante a noite e desproteger a planta.
De manhã retire a proteção para a planta poder pegar a luz solar. Fazendo essa proteção elas continuaram lindas por todo o inverno.
# Cuidado com a rega
Esse é um ponto muito discutido, a frequência de regas nos meses mais frios, porém o que eu recomendo é fazer as regas mais espaçadas que no verão e cuidar para não regar no final do dia.
Explico o motivo:
No frio a evaporação da água presente tanto nas plantas quando no solo é mais lenta, se você encharcar a terra com água em uma noite muito fria, essa água pode virar cristais de gelo, que acabam rompendo a membrana da célula, tanto a vegetal quanto a de micro-organismos (presentes no solo). Célula rompida = célula morta.
Sendo assim, faça regas mais próximas às horas mais quentes do dia e com menos frequência que no verão. Uma dica super importante é avaliar o solo, se ele está úmido não regue.
# Poda de limpeza e condução
Nos meses mais frios é a época adequada para realizar podas de limpeza e condução de várias espécies vegetais que entram em um estado de “hibernação” neste período.
Na postagem sobre poda da roseira eu comento mais sobre esse assunto, confira lá.

Tomando esses cuidados que citei aqui, o seu jardim irá passar pelos meses mais frios do ano bem protegido e seguro, para ficar vistoso e florido assim que a primavera começar a surgir.
Você tem mais alguma dica que já utiliza para proteger as suas plantas no inverno? Divida conosco nos comentários.
Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim e saiba como.
Pingback: Jardimcast – O podcast do Criando um Jardim está no ar – Criando um Jardim
Pingback: 7 dicas para deixar o seu jardim mais saudável – Criando um Jardim