As pandemias e as alterações ambientais

Nesta postagem vamos conversar um pouco sobre o surgimento das pandemias nas populações humanas e a relação que isso tem com as alterações ambientais que estamos provocando.

Foto por Anna Shvets em Pexels.com

Olá, não sei em que momento você está lendo esta postagem, mas no momento em que estou escrevendo nós estamos vivendo a maior pandemia da nossa geração, a pandemia do Corona Vírus (COVID-19).

Porém, pandemias acompanham a história da humanidade já há muitos séculos, você deve ter ouvido falar da Gripe Espanhola e Peste Negra.

A ideia deste post era falar um pouquinho sobre essas grandes epidemias na história da humanidade e qual a relação delas com os impactos que provocamos no meio ambiente, porém ficou muito grande e eu resolvi dividir o texto em dois.

Então neste você vai ficar sabendo um pouco sobre como as alterações ambientais estão diretamente relacionadas ao surgimento de pandemias, e no próximo, um pouco mais sobre as grandes pandemias da história e suas relações ambientais.

E caso você esteja pensando “O que isso tem haver com um blog de jardinagem?” gostaria de lembrar a você que aqui, além de falarmos de jardins, plantas e afins também falaram de biologia, sustentabilidade e meio ambiente.

Além disso, convido você para ser um parceiro do Jardim, participando do nosso Programa de Financiamento Coletivo, com apenas cinco reais por mês você nos ajuda a continuar com este trabalho e levar cada vez mais conteúdo para você. Clique aqui e saiba mais.

Foto por cottonbro em Pexels.com

As pandemias e o avanço das populações humanas em áreas naturais

Antes de começar a falar sobre esse assunto, quero frisar que nós, humanos, pertencemos ao Reino Animalia, Classe Mammalia e Ordem Primata, ou seja, somos uma espécie animal como tantas outras que habitam o nosso planeta.

Mais próximos geneticamente de alguns do que de outros animais, por esse motivo, doenças que existem em comunidades selvagens de outros animais, principalmente mamíferos, são tão facilmente adquiridos por nós, quando doenças nossas podem ser passada para outras espécies.

Foto por SHIVA REDDY em Pexels.com

Ressalto que é importante lembrar de todo o processo rápido de mutação que vírus e bactérias sofrem e por isso alguns são tão perigosos para espécies diferentes e outros não têm contágio entre espécies, isso pode ser um assunto para outro post, para não fugirmos do tema. Caso queira que eu me aprofunde nesse assunto, deixe um comentário.

Um pouquinho de história

Quando os humanos começaram se tornaram sedentários e começaram a cultivar seu alimento, criar animais e a explorar os recursos naturais que estavam a sua volta para construir suas habitações e expansão das cidades, muitos micro-organismos que não tinham acesso as populações humanas começaram a serem encontrados.

Foto por CDC em Pexels.com

Com o avanço das cidades e a falta de higiene na época, muito conhecida na idade média, várias doenças relacionadas à transmissão por roedores e insetos foram amplamente disseminadas nas populações humanas, causando grandes pandemias.

Atualmente, com o avanço no conhecimento tanto da biologia como da medicina, e os cuidados sanitários muito maiores que antigamente (porém ainda não de maneira global, infelizmente), um dos maiores perigos é o avanço do homem em áreas verdes inexploradas.

O desmatamento, queimada, caça, derretimento das geleiras e tantas outras formas de ataque que nossa espécie provoca na natureza está trazendo doenças que não conhecemos para as nossas populações, e muitas vezes tão ferozes e com um impacto gigantesco, como está sendo o caso do Corona vírus, Covid-19 (SARS-CoV-2) no momento.

Um exemplo disso é o caso que ocorreu na Indonésia em 1997 quando, após uma grande queimada nas florestas para expansão agrícola, gerou uma enorme nuvem de fumaça, além dessa grande queimada houve naquele ano uma enorme seca.

Foto por Matthis Volquardsen em Pexels.com

Sendo assim populações de morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) tiveram que procurar alimentos em outros lugares, porém esses morcegos eram hospedeiros de uma doenças muito perigosa para outros mamíferos.

Os morcegos começaram a se alimentar próximo a fazendas de porcos, e não demorou muito esses porcos começaram a adoecer, bem como os produtores do local. O motivo: o consumo de frutas mordiscadas pelos morcegos.

Em dois anos, 265 pessoas na região haviam desenvolvido uma grave inflamação cerebral. destas, 105 morreram em decorrência da doença.

Com o estudo do que estava acontecendo, os cientistas descobriram que se tratava do vírus Nipah, e esses casos foram os primeiros relatos desse vírus em humanos.

De tempos em tempos a Ásia tem surtos desse vírus, que chegou as populações humanas em virtude de um grande impacto, causado por nós mesmos no ambiente onde os portadores dessa doença viviam.

Não é difícil relacionar esse caso com o desmatamento recorde que estamos presenciando na Amazônia, e agora recentemente, a grande queimada no Pantanal. Agora você começa a entender o motivo de tantas pessoas falarem que a próxima pandemia pode começar no Brasil.

Como falei anteriormente, este post ficou muito longo, eu vou dividir ele em dois. Vou falar mais das grandes pandemias em um próximo texto. Siga o nosso blog clicando no botão seguir que fica na direita. Assim quando sair texto novo você é notificado por e-mail.

Lembrando que para vencermos esta pandemia, você tem que se cuidar e cuidar das pessoas ao seu redor. Se proteja, use máscara (de forma correta), evite aglomerações e tenha força, só mais um pouco, que logo logo isso tudo vai passar.

Foto por David Alberto Carmona Coto em Pexels.com

Referências consultadas:

  • Por que a doença causada pelo novo vírus recebeu o nome de Covid-19? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/por-que-doenca-causada-pelo-novo-virus-recebeu-o-nome-de-covid-19
  • Desmatamento pode levar ao aumento de doenças infecciosas em humanos. Disponível em: https://saudeamanha.fiocruz.br/desmatamento-pode-levar-ao-aumento-de-doencas-infecciosas-em-humanos/#:~:text=Nas%20%C3%BAltimas%20duas%20d%C3%A9cadas%2C%20cada,mal%C3%A1ria%20e%20da%20doen%C3%A7a%20de
  • As pandemias na história. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/noticias/artigo-as-pandemias-na-historia
Rolar para cima