Você sabe o que são os musgos?

Presentes em todo o planeta, os musgos constituem uma grande diversidade de espécies que possuem um papel fundamental no ecossistema e cada dia mais desperta interesse no setor biotecnológico.
Nesta postagem vou contar um pouco sobre este mini mundo repleto de encantos e belezas.

Foto por mali maeder em Pexels.com

Musgo é o termo popular para um tipo de planta denominada Briófita, porém nem toda a plantinha verdinha que encontramos nos troncos das árvores, em pedras, no solo ou sobre muros são briófitas propriamente dita. Na verdade, as Bryophytas possuem três divisões: As briófitas ou musgos, as hepáticas e os antóceros.

Novas pesquisas estão reorganizando a taxonômica do grupo, porém como este texto tem como objetivo apresentar para você estas plantas tão simpáticas e importantes, eu não vou me deter a essas questões.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a taxonomia dessas plantas, deixe nos comentários que trarei esse tópico em breve para você.

O que são briófitas?

As briófitas (vou tratar como briófitas nesta postagem tanto musgos, hepáticas e antóceros) são plantas, ou seja, pertencem ao Reino Plantae.

São consideradas como plantas Criptógamas, ou seja, que não possuem reprodução sexuada aparente (Cripto do grego = escondido).

Foto por Visually Us em Pexels.com

Lembrando das aulas de evolução, as briófitas seriam, a grosso modo, são os anfíbios das plantas, pois foi o grupo vegetal que primeiro ocupou o ambiente terrestre e ainda precisam da água para a sua reprodução.

Esse é o principal motivo por encontrarmos essas plantas em locais úmidos, porém não pensem que elas habitam apenas esses locais não. Como falei no início, elas estão por todo o mundo. Do Ártico à Antártica, aliás, meu Mestrado foi exatamente sobre ecologia de briófitas antárticas.

Analisando uma amostra de musgos na Ilha Rei George – Antártica Marítima – no verão austral 2012/2013.

Nos pólos o ambiente é extremamente árido, mesmo com todo aquele gelo a disponibilidade de umidade é muito baixa. Além disso, já foram encontrados espécies de musgos em crateras vulcânicas ativas. Por essas e outras peculiaridades desse grupo, que uma área que vem crescendo muito é a Briotecnologia.

Quais são as principais características dessas plantas?

São plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores como as angiospermas por exemplo. Toda a passagem de nutrientes é feita por osmose, de célula a célula.

Além disso, esse grupo não possui tecidos verdadeiros, então a nomenclatura das partes dessas plantas é um pouco diferente:

  • Folha é Filídeo
  • Caule é Caulídeo
  • Raiz é Rizóide

Porém a forma de captação dos nutrientes é similar a todas as plantas, elas captam pelos rizóides, além disso, essa estrutura serve de sustentação.

Mas calma!!! Musgos NÃO sugam a seiva de árvores!!!

Você já viu aquelas árvores com os troncos pintados de branco? Particularmente sempre achei de mau gosto, mas fora isso, biologicamente é um crime para as plantas.

Além de prejudicar a própria árvore, pois a tinta tem compostos tóxicos e forma uma camada que impede várias funções fisiológicas da planta, ela mata diversos organismos que usam os troncos para se desenvolverem.

Cada tronco de uma árvore é um micro ecossistema. Se você pintar esse tronco, estará matando toda essa biodiversidade e, podendo até matar a árvore.

User comments

Voltando aos musgos…

Eles são plantas bem pequenas, e não se elevam do solo, pois não possuem nenhum tecido de sustentação como as outras plantas mais derivadas.

São plantas dióicas, ou seja, sexos separados e a sua reprodução dependem da água como comentei anteriormente. Após a fecundação dos gametas, os gametófitos (n) (parte verde) lançam o esporófito (2n). Nessa etapa é formada uma estrutura denominada Cápsula. Lá dentro estão os esporos que irão originar novos musgos.

Além dessa forma de reprodução (sexuada) eles também se reproduzem de forma assexuada. Você já ouviu falar de lettering de musgo? Vou fazer um logo logo e mostro pra você.

Censo dos Musgos

Existem cerca de 15.100 espécies de briófitas no mundo, das quais 10.000 são musgos, 5.000 hepáticas e 100 são antóceros (Gradstein et al. 2001, Frahm 2003).

Aqui no Brasil, até 2011, haviam sido listadas cerca de 3.200 espécies de briófitas (Yano & Peralta, 2011), sendo o nosso país detentor de aproximadamente 20% de todas as briófitas conhecidas no mundo (Shepherd 2003).

Foto por Arnie Chou em Pexels.com

E qual é a importância dessas plantas?

As briófitas são o segundo maior grupo de plantas terrestres verdes, e possuem um papel importantíssimo no ecossistema.

  • Auxiliam no armazenamento de água
  • Captam nutrientes das chuvas
  • Possuem várias interações ecológicas, tanto com outras plantas como com animais.
  • São excelentes indicadoras de mudanças climáticas (foco do meu mestrado).

Além dessas funções importantíssimas na natureza, os musgos possuem grande importância econômica também.

– Cosmetologia e Farmacologia: Musgos de ambientes extremos ficam expostos a grande radiação solar. Muitos cosméticos e protetores solar realizam pesquisas para identificar os compostos que protegem essas plantas da radiação.

– Bioindicadores: Como mencionado anteriormente, além de ótimos indicadores sobre o aquecimento global, algumas espécies são mais sensíveis a compostos específicos, sendo a presença delas ou ausência, indicadores desses compostos no local.

– Produção de combustível: Você já ouviu falar nas turfeiras? Combustível muito comum na Europa que é utilizado para esquentar as casas. Pois é, as turfeiras são compostas de musgo.

– Ornamentais: Você que acompanha o Jardim já sabe que em alguns DIY eu recomendo colocar Sphagnum sobre os vasos para evitar a transpiração da água da terra e deixar ela úmida por mais tempo. Pois é, o Sphagnum que compramos em floricultura para ornamentar vasos e terrários nada mais é que musgo, do gênero Sphagunum, desidratado.

Além desses benefícios, os musgos são muito importantes em estudos científicos, tanto na parte de genética, evolução quando na biotecnologia.

Foto por James Wheeler em Pexels.com

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse grupo de mini plantas encantadoras, dê uma atenção especial quando enxergar aquela “sujeirinha” no muro ou na cerca, aquelas mini folhinhas nas árvores e na grama e saiba que aquilo são plantinhas muito simpáticas e de suma importância para a manutenção do ecossistema.

Você conhece o Programa de Financiamento Coletivo do Jardim?
Com doações a partir de R$5,00 mensais, você nos ajuda a continuar realizando este trabalho.
Além disso, todos os apoiadores recebem mimos exclusivos ao final do mês.Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim e saiba como participar.

Agradecimento especial ao apoiador dedo verde do Jardim Rafael Matielo.

1 comentário em “Você sabe o que são os musgos?”

  1. Pingback: Tudo o que você precisa saber para ter samambaias verdes o ano todo – Criando um Jardim

Comentários encerrados.

Rolar para cima