Olá, hoje resolvi dar uma cor a mais aqui em casa e para isso, fiz uns vasos aéreos com avenca 🙂
As espécies de pteridófita pertencente ao gênero Adiantum, são popularmente conhecidas como Avenca ou cabelo – de – vênus é uma plantinha muito usada como ornamental e bem delicada.
Considerada um tipo de samambaia, essa espécie é muito sensível à falta de água, excesso de sol e de vento, sofrendo muito com geadas também. Se você tem um local com uma boa umidade e sem luz direta ou com uma iluminação bem filtrada, elas vão amar! Por isso são plantas muito indicadas como para banheiros pequenos e lavabos 😉
Mas atenção!!!! A Avenca é tóxica para pets, não é recomendado cultivar na altura deles pois eles podem comer as folhas e se intoxicarem.
Então vamos ao passo-a-passo desses lindos vasos aéreos.
- Recipiente:
Minha sogra fez estas lindas lanternas com vidro de conserva, tinta para vidros, arame e sisal que enfeitaram nossa casa na festa do nosso casamento. Algumas ainda utilizo com velas, mas outras resolvi usar como vaso. Você pode fazer esses vasos com vidros ou qualquer outro recipiente, para deixar aéreo é só segurar com arame galvanizado e fazer uma alça.
2. Ferramentas e materiais:
Pedrinhas ou algum material drenante para o fundo (mesmo a avenca gostando de umidade, ela não gosta de ficar mergulhada, então sempre faça uma camada de drenagem).
Terra para jardim e matéria orgânica (a avenca gosta de um solo mais fibroso e poroso, por isso misturei a terra com materiais fibrosos, como serragem e casca de sementes – contribuição do meu esquilo-da-Mongólia, o Harry).
Ferramentas de jardinagem.
3. Fazendo a drenagem:
Primeiro você coloca de um a dois dedos de camada de drenagem no fundo do recipiente, a quantidade depende do tamanho do seu vaso. Como regra geral, 1/4 é o suficiente. Você não pode ver o fundo do recipiente e nem deixar um espaço muito pequeno para a terra.
4. Substrato:
Complete o restante do recipiente com a mistura de terra e matéria seca, mas deixe espaço para colocar a mudinha, lembrando que a planta nunca pode ficar acima da borda do vaso.
5. O plantio:
Eu tinha algumas mudas de avenca que estavam crescendo no meu vaso de pessegueiro, mas como ela estava no lado de fora com sol pleno e, já está esfriando bastante aqui no RS, ela começou a sofrer muito.
Então com cuidado, retirei ela do vaso e, por divisão de touceira separei em quatro pequenos tufos.
Notem como ela está com várias folhas queimadas por causa do excesso de sol e do frio.
Coloquei cada tufo no seu respectivo potinho e, preenchi com a mistura de terra. Fiz uma poda de limpeza retirando as folhas secas e os ramos mortos, reguei bem, pois o substrato novo estava bem seco.
Foi assim que eles ficaram 🙂
As regas para esta plantinha devem ser feitas umas 3 vezes por semana, e em tempos de clima muito seco, é recomendado borrifar água nas folhas.
Adubação é a rica em Nitrogênio, e você encontra no mercado adubos próprios para samambaias, lembre, avenca é um tipo de samambaia, então pode usar conforme instruções no rótulo. Faça poda de limpeza somente quando necessário 😉
Acompanhe o desenvolvimento desta e das outras plantinhas que aparecem aqui no blog no meu Instagram.
Gostou, quer saber mais…inscreva-se no blog, comente e fique e olho que sempre vai surgindo novidades no nosso jardim.
Abraços!