Olá pessoal, hoje a postagem é sobre a manutenção das nossas hortas.
E para plantas saudáveis, limpeza é fundamental.
Um dos pontos bases para essa manutenção, é a poda. Ela retira galhos que irão sugar seiva e deixar os frutos menos vistosos (ex: tomate) além de propiciar o tutoramento ideal das cultivares.
Em uma postagem anterior aqui do blog, eu falei como fazer a poda de uma roseira (clique aqui). Em linhas gerais é a mesma coisa para as plantas da horta.
Tomateiros e outras plantas que precisam de um tutor (suporte) devem ter cuidados ao prender essas plantas nesse tutor, evitando que a amarração “estrangule” a planta. O ideal é fazer a amarração em formato de 8, pois assim a planta tem espaço para crescer e não irá ter a seiva afetada.
As ferramentas de sancho e as específicas para remoção das ervas daninhas são muito úteis nesse momento. Pois se você deixar que essas plantas se desenvolvam na sua horta, elas irão competir por recurso com sua plantinha e consequentemente, vão deixar ela mais fraca e suscetível ao ataque de pragas.
O Jardim tem uma lojinha em parceria com o Magazine Luiza onde selecionamos ferramentas ideais para o cuidado com a sua horta, seja no dia a dia ou nas etapas mais pesadas. Clique AQUI e confire.
Espero que estas dicas estejam ajudando vocês nos seus projetos de horta urbana.
Até a próxima semana.
Pingback: Hora da colheita – Criando um Jardim