Saiba qual foi a opinião que tive ao assistir a nova série Mundo Mistério do Felipe Castanhari, lançada pela Netflix esta semana.
Olá pessoal, hoje o assunto é sobre um seriado que foi lançado na última terça, 04 de agosto de 2020 pela Netflix sobre ciências e o que mais nos dá orgulho, é um seriado brasileiro!
Acompanho o canal Nostalgia do Felipe Castanhari já faz algum tempo, adoro os quadros principalmente quando ele começou com os documentários históricos e sobre ciências.

Sempre acompanhado de uma equipe incrível de roteiristas como o Rob Gordon, os conteúdos apresentados no canal são bem aprofundados, com aquela pitada de humor na medida e de uma forma totalmente acessível, o que é um dos objetivos aqui do blog, levar conteúdo científico de forma bem humorada e acessível.
Quando soube que foi firmada uma parceria do Felipe e sua equipe com a Netflix fiquei super empolgada, e assim que o seriado foi ao ar já me programei para assistir alguns episódios, porém não consegui ficar apenas em alguns, quando percebi já tinha assistido toda a temporada e estava ansiando pela segunda.
O que você precisa saber sobre Mundo Mistério
Gravado em 2019 o seriado aborda temas ligados a biologia, geologia, astronomia e ciências em geral de uma forma bem lúdica, lembrando muito o antigo seriado Mundo de Beakman (Beakman’s World) dos anos 90.
Castanhari traz temas como a grande pandemia de peste negra (episódio icônico da temporada, pois ele faz a pergunta de como o mundo se comportaria se enfrentasse novamente uma pandemia, algo que estamos enfrentando no momento em que o episódio foi ao ar), a relação de humanos e canídeos, viagem no tempo, apocalipse zumbi, aquecimento global entre outros temas super relevantes e atuais.
Com uma linguagem bem acessível é perfeito para introduzir as crianças no mundo das ciências bem como atualizar muitas das dúvidas que temos sobre esses temas.
Mas o Castanhari não é cientista.
Esse fato gerou uma polemica muito grande nas redes sociais quando começou a divulgação do seriado, o fato da pessoa não ter a formação específica não significa que não tem a competência para desenvolver o projeto.
Como mencionei anteriormente, tanto no Nostalgia quanto no Mundo Mistério, o Felipe Castanhari procurou especialistas nas áreas abordadas para auxiliar na elaboração do conteúdo. Se você tem um projeto, um sonho, mas não é especialista na área, procure quem é e faça parcerias, a vida é em colaboração, não vivemos em um mundo isolados.
Eu como bióloga e cientista achei super bem fundamentado os episódios, alguns deles não são da minha área e aprendi muitas coisas assistindo, já os que eu tenho mais familiaridade não pecaram em nada pela informação apresentada, e olha que eu sou muito chata nisso.
Então pessoal, preparem aquele balde de pipoca delicioso, se acomodem no sofá e assistam Mundo Mistério, nova série do Netflix que ta fantástica.

E você já assistiu o seriado? Deixe nos comentários o que você achou.