Olá pessoal, hoje vou mostrar pra vocês o passo-a-passo para montar um mini terrário, bem rápido e prático.
Um terrário é um espaço onde é possível reproduzir as condições ideais para a sobrevivência de um ser vivo, podendo ser planta ou animal. Cada vez mais os terrários de plantas estão ganhando adeptos e se diversificando de várias formatos, diferentes espécies e tamanhos.
O terrário pode ser do tipo aberto ou fechado. O aberto necessita de manutenção e cuidados como qualquer outra planta em vaso, já os terrários fechados criam uma atmosfera ideal, pois a planta ao realizar a fotossintetize, respirar e transpirar cria o ambiente perfeito, sendo necessário uma manutenção a cada três meses em media (dependendo do tamanho e da espécie).
O terrário que fiz é um do tipo fechado, porém não vedado (para encaixar o suporte ele possui dois furinhos), mas o procedimento para preparação é o mesmo em qualquer terrário.
Porém, antes de partirmos para o passo a passo, um recadinho importante para você que nos acompanha e curte o nosso trabalho. Que tal você se tornar um apoiador do Jardim? Com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim e saiba como.
Materiais necessários:
- Carvão vegetal (pode ser aquele usado para churrasco mesmo)
- Terra adubada
- Seixos (pedras) coloridas
- Um recipiente para o terrário (pode ser vidro, plástico, etc)
- Ferramentas para jardinagem
1º passo:
Primeiro coloque o carvão, além de auxiliar na drenagem, ele tem uma função importantíssima como bactericida e fungicida, o que vai tornar o ambiente do seu terrário mais saudável para a planta. O meu recipiente tem um furo para fixação no suporte, então além dessas funções, o carvão vai servir para vedar o essa abertura.
2º passo:
Coloque uma camada de terra, até cobrir o carvão. Pode colocar uma porcentagem (10%) de areia misturada nessa terra, eu optei em usar terra pura pois vou fazer algumas camada com pedrinhas para o dreno.
3º passo:
Fazer uma camada de pedras, eu fiz duas, uma branca e outra verde, depende do tamanho do seu recipiente, essa camada é para drenar a água e não ficar tão molhada a terra que as raízes ficarão, em um recipiente grande use em torno de um dedo, neste caso usei de um a dois centímetros.
4º passo:
Coloque mais uma camada de terra (agora generosa) e coloque as mudinhas. Em um dos terrários eu coloquei dois filhotinhos, um de uma suculenta e outro de um cactos bolinha. No outro, coloquei um cactos adulto Mammillaria prolifera.
Feito isso, regue bem (caso o seu terrário não tenha fundo, cuide para não botar água de mais) até toda a terra ficar molhada.
Pronto, seu terrário estará finalizado!!! Cuide as especificações da espécie para saber em que parte da sua casa ele vai ficar (relacionado a quantidade de sol).
Qualquer dúvida, deixem nos comentários. Também vou adorar receber imagens dos terrários de vocês!!!
Abraços a todos e até o próximo post 😉
Bem interessante! terrário com cactus e suculentas não são tão comuns..